Não existe apenas um tipo de guitarra, bem como não existe um só tipo de guitarrista. Guitarras e guitarristas vêm aos montes, das mais variadas espécies, de todas as cores, tamanhos e atitudes.

Não há uma guitarra igual à outra, por mais que tenham sido fabricadas na mesma fábrica, pelas mesmas mãos e pelas mesmas máquinas, conforme o mesmo projeto e especificações técnicas. Quanto aos que se dedicam a tocá-las, podem existir semelhanças… no máximo. Um perfil, quiçá, em que poderiam ser aglutinados.

Por isso, separamos algumas guitarras e indicamos qual o perfil de guitarrista que melhor se adaptaria a elas – e vice-versa, por que não?

O guitarrista conectado

Para aquele guitarrista que vive conectado à internet, uma guitarra que também possa estar conectada: Fender Deluxe Stratocaster HSS Plus Top com conexão ao iOS. Geek, né?

A guitarra Fender Deluxe Stratocaster HSS Plus Top com conectividade IOS permite expandir as possibilidades sonoras de uma das melhores e mais clássicas guitarras do mundo, conectando-a diretamente a dispositivos iOS, como iPhone, iPad, iPod ou computador – sem a necessidade de dispositivos externos – para facilitar gravação, edição, monitoramento e outros.

A interface de áudio USB incorporada é o que faz a mágica acontecer. Além de tocar como uma guitarra normal, o feliz proprietário dessa Fender pode plugá-la através da saída USB e da saída para fone de ouvido.

Tecnologias e inovações de lado, essa guitarra conta com um belo visual. Fabricada com um top de maple, braço com o perfil “modern C”, e escala de jacarandá ou maple. Uma verdadeira Fender de última geração.

O guitarrista iniciante

Guitarra Epiphone Les Paul Special Vintage Cherry Sunburst

Começar a aprender um instrumento não é fácil. Além do desafio físico e mental que é dominar a arte da guitarra, o noviço irá se deparar com uma dúvida cruel: qual guitarra comprar? Não se preocupe, jovem aprendiz. Aqui vai uma dica: Epiphone Les Paul Special Vintage Cherry Sunburst, por incríveis R$ 990,00.

Mas o que há de tão especial na Epiphone Les Paul Special? Além de ter um preço acessível para iniciantes, essa bela Epiphone traz alguns dos principais atributos da linha Les Paul: o visual, a atitude, a tocabilidade e dois humbuckers de alnico V pra mandar ver. Excelente começo para qualquer guitarrista.

O guitarrista colecionador

Gibson 2016 B.B. King Lucille

Ah, o guitarrista colecionador! Se pudesse, gastava o salário inteiro em guitarras e equipamentos…

– Não sou acumulador, sou um colecionador de finas guitarras.

Bom, cada um com a sua mania.

– Podia bebendo, podia cheirando, podia matando… (sic)

Vendo por esse lado, ainda bem que você coleciona guitarras. E, se esse é o seu caso, caro leitor, nada melhor do que adicionar esta belíssima Gibson 2016 B.B. King Lucille na sua coleção.

King dava esse nome a todas as suas guitarras modelo ES-335, geralmente com pintura em ébano. O curioso é que, para maior controle do feedback (microfonia) sobre o palco, a Lucille não tem os buracos em formato de “f” presentes nas ES-335 padrão. É ótima para quem quer tocar, mas é uma beleza para olhar como se fosse uma obra de arte.

Fato curioso: a primeira Lucille de B.B. King custou-lhe 30 dólares em 1949. Era uma guitarra de linha. Só em 1980 a Gibson começou a fabricar o modelo Lucille especialmente para o bluesman.

O guitarrista headbanger

Dean Vmnt Peace Sells V Dave Mustaine

Todo bom roqueiro possui um headbanger dentro de si. Para eles, que tal essa Dean Vmnt Peace Sells V Dave Mustaine? E não precisa nem ser fã do Megadeth.

Essa guitarra possui corpo e braço de mogno, escala de jatobá e está equipada com captadores DMT Design e tarraxas Grover. Com um som inexplicável, próprio do álbum Peace Sells. Feita para derreter paredes e entortar pescoços.

O guitarrista de antiquário

Guitarra Giannini Craviola

Para o fã de velharia, que tal uma Giannini Craviola dos anos 1970 ou 1980? Se você nunca ouviu falar dessa lendária guitarra brasileira ou torce o nariz para o que é fabricado em solo tupiniquim, veja só quem já usou essa bela Giannini: Jimmy Page, Bill Withers, Robert Plant, Linda Perry e Andy Summers. Um time de peso, né? Ou seja, eles não podem estar errados. A Craviola é, de fato, uma baita guitarra.

É possível encontrá-la à venda na OLX e no Mercado Livre por um preço que gira ao redor de R$ 2.000,00. Na minha opinião? Se estiver em bom estado e toda original, vale o investimento. Aliás, eu ainda estou atrás da minha Craviola…

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos