Antes de tocar bem, é preciso tocar afinado. Aqui estão algumas dicas de como manter a sua guitarra sempre afinada.

Como guitarristas, sempre estamos atrás dos melhores e mais modernos equipamentos. Pode ser um pedal recém lançado, um novo amplificador ou um afinador de guitarra.

Às vezes, mesmo que tenhamos o melhor afinador do mercado ou o melhor ouvido absoluto do mundo, simplesmente não conseguimos fazer com que as nossas guitarras segurem a afinação. É só tocar alguns acordes para ter que voltar a afinar o instrumento.

Mas antes que você pense em comprar uma nova guitarra, vamos dar uma olhada em algumas dicas básicas que podem melhorar a estabilidade da afinação da sua guitarra.

1. Cheque as cordas da sua guitarra

Com o tempo, as cordas se esticam e perdem um pouco de sua capacidade de permanecerem afinadas. Além disso, cordas com muito uso tendem a apresentar pontos de oxidação.

2. Instale as cordas de forma correta

Cordas que foram instaladas de forma correta tendem a manter sua capacidade de afinação por mais tempo. Existem diversos vídeos no YouTube que ensinam a maneira correta de trocar as cordas.

3. Estique as cordas

Após instalar um novo jogo de cordas na sua guitarra, ajude-as a se acomodar mais rapidamente esticando-as suavemente à mão. Afine e afaste as cordas da guitarra cerca de uma polegada da escala. Afine novamente as cordas e repita o procedimento até que elas mantenham a afinação mais facilmente.

4. Limpe e lubrifique as cordas

Várias marcas produzem limpadores e lubrificantes para cordas de guitarra, baixo e violão. Deixá-las limpas aumenta o tempo de vida útil e facilita a tocabilidade. Esses produtos são encontrados no mercado por cerca de R$ 50,00.

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos