A Fender Lead Series foi produzida pela Divisão Fender da CBS Musical Instruments entre 1979 e 1982. A série compreendia os modelos de guitarra Lead I, Lead II, Lead III e o contrabaixo Lead Bass, todos produzidos na icônica fábrica de Fullerton.

Guitarra Fender Lead de 1980.
Fender Lead II de 1980.

Origem

O conceito original da série Lead Guitar, incluindo o nome lead, veio de Dennis Handa, então diretor de marketing da Fender Guitars. A ideia era fabricar uma guitarra mais barata que a Stratocaster, mas que ainda fosse atraente para os guitarristas devido à sensação do braço e às opções de captador.

O headstock menor e o braço foram modelados segundo os modelos originais da Fender, ou seja, da era pré-CBS. Originalmente, Steve Morse, do Dixie Dregs, foi o primeiro endosser da guitarra e estreou a Lead em um show na NAMM em Atlanta, Georgia.

As guitarras foram fabricadas entre 1979 e 1982 pela Fender Musical Equipment Co., sob a direção de Gregg Wilson e Freddie Tavares. Gregg Wilson foi sucedido por John Page, que eventualmente chefiou a Fender Custom Shop.

A série Lead possui elementos da Stratocaster e da Telecaster em seu design. Das strato a Lead recebeu o corpo (levemente diferente), o braço e o headstock. Já das telecaster, a série Lead pegou emprestada a ponte do tipo fixa (hardtail) e a forma de colocação das cordas (string through body).

Dentre os guitarristas famosos que tocaram as Fender Lead temos Eric Clapton e Elliot Easton da banda The Cars.

Características gerais das Guitarras Fender Lead originais:

  • Fabricação: de outono de 1979 a 1982.
  • Braço: perfil “Soft C” de estilo vintage.
  • 2 String Trees (rebaixadores de corda) estilo vintage.
  • 21 trastes médios.
  • Tarraxas “Fender” (fabricadas na Alemanha Ocidental) e Neck Plate “Fender” de 4 parafusos.
  • Escudo 3 Ply BWB (preto – branco – preto) até 1981 e WBW (branco – preto – branco) até 1982 – com revestimento de alumínio para blindagem.
  • Nut / Pestana de plástico branco.
  • Comprimento da escala de 25½ “.
  • Ponte com espaçamento de 0,404 pol (10,26 mm).
  • Ponte hardtail e cordas instaladas através do corpo (string through body).
  • Os parafusos dos carrinhos (saddles) usavam contraporcas, não molas.
  • As guitarras da linha Lead vinham acompanhadas de um case de plástico moldado (tolex).
Case original da série Fender Lead.
Case original da série Fender Lead.

Nova Fender Lead – 2020

Fender Lead III e Fender Lead II.
De cima para baixo: Fender Lead III e Fender Lead II.

Em janeiro deste ano, a Fender reintroduziu as guitarras Lead II e III como parte da série de instrumentos Fender Player. Essas recriações são produzidas na fábrica mexicana e ostentam um corpo de alder, dois captadores simples de AlNiCo III (na Lead II), humbucker AlNiCo II (Lead III) e um moderno braço em forma de C de maple ou de maple com escala em pau ferro e raio de 9,5 ”. Os trastes são 22 jumbo médio. Outras características incluem a pestana de osso sintético, tarraxas “Fender” e uma ponte fixa do tipo string through body.


Mais Fender:

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos