De acordo com o dicionário, guitarrada é:

1. toque de guitarra; trecho de música tocado por guitarra.
2. concerto de guitarras.

Contudo, se você for para o Pará o significado de guitarrada será outro, muito mais peculiar.

A guitarrada

A guitarrada é um gênero musical instrumental que surgiu no estado do Pará. De acordo com algumas fontes locais, a guitarrada teria sido criada pelo Mestre Vieira (1934 – 2018), da cidade de Barcarena.

A guitarrada possui duas características marcantes: a fusão de estilos como bolero, cúmbia, carimbó, merengue, mambo e brega e o fato de que a guitarra é predominantemente solista.

Surgimento

Mestre Vieira, tido como o precursor do gênero, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, Vieira conheceu e se apaixonou pela guitarra elétrica na década de 70.

O marco inicial desse gênero musical é o disco “Lambadas das Quebradas”, de 1978, composto por Mestre Vieira. Esse disco inovou ao apresentar temas instrumentais para guitarra e valorizar ritmos amazônicos e caribenhos.

Fora Mestre Vieira, também são importantes para a história da guitarrada os mestres Curica e Aldo Sena.

Ouça a guitarrada paraense de Mestre Vieira

A guitarrada é um gênero musical que representa o calor da floresta amazônica, em que não falta latinidade e brasilidade. Trata-se de uma expressão musical única, legitimamente brasileira, que uniu a guitarra elétrica norte-americana com a musicalidade paraense. Merece ser melhor difundida e apreciada.

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos