A guitarra Tagima TG-530 traz versatilidade de timbres e design clássico com acabamento do braço em verniz envelhecido.

A série Woodstock da Tagima homenageia os instrumentos da época do festival que marcou a história da música. A guitarra TG-530 é um modelo stratocaster com alguns belos detalhes estéticos e construtivos que remetem ao período de ouro da guitarra.

Embora não seja feita no Brasil, como ocorre com a linha de guitarras mais caras da Tagima, o instrumento fabricado na china é sólido, bem acabado e possui um ótimo custo-benefício – já faz tempo que os chineses aprenderam a fabricar instrumentos com qualidade.

A pintura e o verniz não apresentam falhas e a TG-530 aparenta ser de um nível superior – surpreendendo até guitarristas mais exigentes.

Dada a sua versatilidade e aos captadores de ganho moderado, a guitarra Tagima TG-530 pode ser usada para rock, blues, jazz, funk, sertanejo, gospel e estilos semelhantes.

Guitarra Tagima TG-530 Olympic White.
Olympic White

Braço

Em geral, as medidas do braço da TG-530 seguem os padrões estabelecidos pela Fender, mas adaptados pela Tagima conforme o gosto dos músicos brasileiros. Possui 22 trastes e escala mais plana do que os modelos de stratocaster clássicos, detalhe que que a torna mais adequada à música atual. O headstock tem um desenho simples e harmonioso, que colabora para o bom visual da guitarra.

O acabamento do braço é outro detalhe que chama atenção: feito com um verniz levemente amarelado, simula uma guitarra vintage, embora não tenha nenhum tipo de relicagem.

Os trastes são bem instalados e tem um perfil fino, adequado à proposta do instrumento. A única falha perceptível são algumas rebarbas nas laterais da escala, mas nada que chegue a atrapalhar – algumas lojas já vendem a guitarra regulada, caso contrário, qualquer luthier poderá fazer esse ajuste.

O braço possui um perfil mais espesso, lembrando o de guitarras mais antigas.

Tagima Woodstock TG-530.
Metallic Red

Corpo

O formato do corpo da guitarra TG-530 é bastante próximo ao de uma stratocaster original. Como o acabamento do instrumento é bem feito, ele passa a impressão de ser mais caro do que realmente é. Ponto para a Tagima.

A guitarra é relativamente leve e confortável, não prejudicando os ombros nem cansando o guitarrista em shows ou ensaios. A madeira utilizada no corpo é a tília (ou basswood, em inglês), uma madeira fácil de trabalhar e resistente.

O escudo pode vir em mint green ou em tortoise, ambos ajudando a dar um aspecto ainda mais vintage à guitarra.

TG-530 Metallic Blue.
Metallic Blue

Captadores

São 3 single-coils de ímãs cerâmicos. Simples, mas cumprem bem seu papel, entregando um som típico de stratocaster: estalado e definido.

Obs.: os captadores podem se tornar ruidosos com distorção alta. Neste caso, aconselho usar as posições 2 e 4 da chave, que combinam os captadores e cancelam ruídos.

Tagima Woodstock Surf Green.
Surf Green

Ferragens

As ferragens são cromadas, de boa aparência, mas é de se esperar que o acabamento sofra um pouco com o passar dos anos – uma característica incontornável de hardwares baratos. Contudo, com a guitarra nova em mãos, tudo parece de boa qualidade e funciona bem, sem ruídos ou instabilidade.

A ponte é fixada ao corpo com 6 parafusos e segue o padrão stratocaster clássico. O bloco de inércia, aquele que fica no interior do corpo, é do tipo que se encontra na maioria das guitarras chinesas: leve, fino e provavelmente feito em zinco.

Guitarra Tagima na cor Sunburst.
Sunburst

Características técnicas – Tagima TG-530

A guitarra Tagima TG-530 apresenta as seguintes características técnicas:

  • CORPO: Basswood
  • BRAÇO: Maple
  • ESCALA: Maple com 22 trastes
  • NUT (CAPO TRASTE): 43 mm
  • CAPTADORES: 03 tagima standard single coils
  • CONTROLES: 01 volume, 02 tonalidades, 01 chave seletora de 5 posições
  • PONTE: Tremolo cromada
  • TARRAXAS: Cromadas e blindadas
  • CORES: Black, Surf Green, Metallic Red, Metalic Blue, Olympic White, Sunburst
  • ESCUDO: Mint green, Tortoise
  • VERSÃO PARA CANHOTOS? Não
  • CORES: Olympic White, Metallic Red, Metallic Blue, Surf Green, Sunburst
  • LOCAL DE FABRICAÇÃO: China

Outras opções na mesma faixa de preço:

Tagima TG-530

R$ 599,00
3.9

Tocabilidade

4.0/5

Timbre

3.4/5

Visual

4.0/5

Custo-benefício

4.3/5

Positivo

  • Ótimo custo-benefício.
  • Boa para iniciantes.
  • Timbre de stratocaster.

Negativo

  • Alguns trastes podem apresentar pontas afiadas.
  • Nut de plástico com algumas rebarbas.
  • Ferragens de baixa qualidade.

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos