A pergunta de um milhão de dólares é: violão Memphis é bom? Bem, vamos por partes. Em primeiro lugar, a pergunta não é de um milhão de dólares… está mais para 250 reais. Em segundo lugar, depende.

– Depende?!

– Sim, depende.

Mas depende do que exatamente? Duas coisas:

a) Você é iniciante?

b) Quanto você pode investir em um violão?

Responda a essas duas questões e você terá a resposta para a pergunta sobre a qualidade do violão Memphis. Por quê? Ora, porque se você é iniciante, não precisa do melhor violão do mundo. Um bom violão, bem regulado e com acabamento honesto será o suficiente. Mas, claro, se você puder investir mais um pouco de dinheiro, terá um violão melhor e que, provavelmente, o acompanhará por mais anos.

– Ok. Entendi. Mas o violão Memphis é bom?

Violão Memphis Ac39 Clássico

Vejamos de perto o violão Ac39 da Memphis. De acordo com a fabricante, que é a Tagima, esse violão é equipado com: braço em linden, escala feita de “Technical Wood”, tampo em Linden, lateral e fundo em linden, nut de 50 mm e cavalete em “Black Walnut”. É vendido nas cores natural e black.

Pra quem não sabe, a madeira Linden é a nossa velha conhecida Basswood, que é utilizado em muitos instrumentos fabricados na china. O motivo não poderia ser outro: é barato e fácil de ser trabalhado. Isso quer dizer que o som do violão é ruim? Não. Agora, não espere que um violão feito de basswood – provavelmente de madeira laminada – soe como um violão feito com tampo sólido de Spruce, por exemplo. Diferentemente dos instrumentos elétricos (guitarra e baixo), nos instrumentos acústicos a madeira faz uma grande diferença. MAS… se você é iniciante, provavelmente sequer notaria a diferença. Treine seu ouvido primeiro, gaste em madeiras exóticas depois.

Ademais, você pode dar um “upgrade” no seu violão Memphis com um bom conjunto de cordas de nylon. Fará uma grande diferença, vai por mim.

Violão Memphis é bom? Sim, é bom!

A Memphis é uma marca da Tagima voltada para instrumentos de baixo custo. Contudo, isso não quer dizer que os violões, as guitarras e os baixos da marca são ruins.

Os violões da Memphis são indicados para quem procura um instrumento com bom custo / benefício, principalmente para os iniciantes. Portanto, se você está começando a tocar violão, vale a pena dar uma olhada e uma “testada” em um violão da marca.


Siga a #Tag:

Sobre o Autor

Guitarra Club

Bem-vindo ao Guitarra Club, um blog para os apaixonados pelo mundo dos instrumentos de cordas. Dicas, notícias e testes para guitarra, baixo e outros.

Ver Todos os Artigos